segunda-feira, 8 de maio de 2017

PCC - Plano de Aula

I. Identificação

Curso: Ensino Médio 
Disciplina: Literatura
Carga horária/aula: 1h50 minutos
Série: 3° Ano 
Ano: 2017

II. Objetivo geral

O projeto propõe por meio de mídias sociais aplicar o conhecimento sobre o movimento literário Humanismo para alunos que irão prestar vestibular, focando nas características das obras de Gil Vicente.

III. Objetivos específicos
  1. Conhecer a produção literária do Humanismo; reconhecer a modernidade do teatro de Gil Vicente e o valor das produções artísticas do Humanismo, encarando-as como acervo da cultura geral da sociedade; 
  2. Conhecer e identificar os recursos expressivos do Humanismo literário e as obras de Gil Vicente e aplicar o conhecimento nos vestibulares. 
IV. Conteúdo programático

      1.Humanismo: momento histórico
                       1.2. A arte humanista
                       1.3.A produção em verso

      2.Gil Vicente, o teatro e o Humanismo português
                       2.2.O teatro medieval (Auto da Barca do Inferno e A Farsa de Inês Pereira)

V. Metodologia
  1. Aula dialogada
  2. Leitura teórica 
  3. Análise de texto 
  4. Discussões e questões práticas de vestibulares
  5. Análise de vídeos sobre Humanismo, Gil Vicente e das peças teatrais Auto da Barca do Inferno e A Farsa de Inês Pereira
VI. Avaliação

Os alunos serão avaliados a partir de uma lista de questões de vestibulares relacionadas ao Humanismo e as obras de Gil Vicente. 

VII. Bibliografias

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Victor Civita, 1973. (Col. Os pensadores).
TRINGALLI, Dante. Escolas literárias. São Paulo: Musa Editora, 1994.
Já Entendi. Humanismo e Auto da Barca do InfernoYoutube, 11 fev. 2014. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=lHEFg2PcgyI> <https://www.youtube.com/watch?v=taAEA9Ji94s>. Acesso em: 28 mar. 17.




Um comentário: