I. Identificação
Curso:
Ensino Médio
Disciplina: Literatura
Carga
horária/aula: 1h50 minutos
Série: 3° Ano
Ano:
2017
II. Objetivo geral
O projeto propõe por meio de mídias sociais aplicar o conhecimento sobre o movimento literário Humanismo para alunos que irão prestar vestibular, focando nas características das obras de Gil Vicente.
III. Objetivos
específicos
- Conhecer a produção literária do Humanismo; reconhecer a modernidade do teatro de Gil Vicente e o valor das produções artísticas do Humanismo, encarando-as como acervo da cultura geral da sociedade;
- Conhecer e identificar os recursos expressivos do Humanismo literário e as obras de Gil Vicente e aplicar o conhecimento nos vestibulares.
IV. Conteúdo
programático
1.Humanismo: momento histórico
1.2. A arte humanista
1.3.A produção em verso
1.2. A arte humanista
1.3.A produção em verso
2.Gil Vicente, o teatro e o Humanismo
português
2.2.O teatro medieval (Auto da Barca do Inferno e A Farsa de Inês Pereira)
V. Metodologia
- Aula dialogada
- Leitura teórica
- Análise de texto
- Discussões e questões práticas de vestibulares
- Análise de vídeos sobre Humanismo, Gil Vicente e das peças teatrais Auto da Barca do Inferno e A Farsa de Inês Pereira
VI. Avaliação
Os alunos serão avaliados a partir de uma lista de questões de vestibulares relacionadas ao Humanismo e as obras de Gil Vicente.
VII. Bibliografias
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Victor Civita, 1973. (Col.
Os pensadores).
TRINGALLI, Dante. Escolas literárias. São Paulo: Musa Editora, 1994.
Já Entendi. Humanismo e Auto da Barca do Inferno. Youtube, 11 fev. 2014. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=lHEFg2PcgyI> <https://www.youtube.com/watch?v=taAEA9Ji94s>. Acesso em: 28 mar. 17.
TRINGALLI, Dante. Escolas literárias. São Paulo: Musa Editora, 1994.
Já Entendi. Humanismo e Auto da Barca do Inferno. Youtube, 11 fev. 2014. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=lHEFg2PcgyI> <https://www.youtube.com/watch?v=taAEA9Ji94s>. Acesso em: 28 mar. 17.
Ok, meninas.Só penso que seria muito conteúdo para apenas uma aula.
ResponderExcluir