sexta-feira, 19 de maio de 2017

APS - O Ensino da Literatura e as Novas Tecnologias - Conclusão


O projeto ensino da literatura e as novas tecnologias, aqui apresentado, tratou de um problema muito comum na sociedade brasileira: a abordagem dos assuntos literários no ensino médio, período no qual estudantes começam a se preparar melhor para os exames vestibulares.

Então, com o intuito de apresentar maneiras que contribuíssem positivamente para o ensino da literatura, foi definido para esse projeto um movimento literário de grande importância, o humanismo, com enfoque na obra de Gil Vicente, importante não apenas para a literatura, mas também para o teatro. A ferramenta de apoio escolhida para esse trabalho foi o YouTube, rede social muito acessada nos últimos tempos, que, por meio de vídeos, permite que as pessoas compartilhem informações, conhecimento a todo momento. Por intermédio de pesquisas na Internet, foi possível constatar que há diversos materiais no YouTube sobre o humanismo e as obras de Gil Vicente. Assim sendo, o projeto se apoiou em postar, além de explicações por meio de textos sobre o movimento, vídeos que falam sobre o mesmo e mostram, de maneira mais detalhada, obras de Gil Vicente, como o Auto da Barca do Inferno e a Farsa de Inês Pereira. A proposta foi apresentar esses conteúdos para que os estudantes pudessem ter acesso a um material mais atrativo, não muito cansativo, como costumam ser algumas aulas que acabam fazendo o aluno perder o interesse em aprender literatura, e, não menos importante, um material confiável.

Portanto, com esse projeto foi possível analisar um grande problema, que é o ensino da literatura nas escolas, e refletir sobre as maneiras que podem ser a solução, ou pelo menos, a melhoria, como o uso das novas tecnologias. Dessa forma, os estudantes podem usar desse meio para estudar de forma mais efetiva, principalmente aqueles que pretendem fazer vestibulares, e compreender que a literatura tem sua importância, desde os tempos mais antigos, até hoje.

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