quarta-feira, 19 de abril de 2017

APS - O Ensino da Literatura e as Novas Tecnologias

Introdução

Os vestibulares atuais cobram de estudantes, que desejam ingressar no ensino superior, o conhecimento sobre literatura. Dentre esses conhecimentos, o movimento literário Humanismo é um dos mais importantes.

Movimento que nasceu na Europa durante a Renascença e inspirado na civilização greco-romana, incentiva a valorização do ser humano e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.

O projeto propõe por meio de mídias sociais aplicar o conhecimento sobre o movimento literário Humanismo para vestibulandos, focando nas características das obras de Gil Vicente.

O Humanismo e Gil Vicente

O Humanismo foi um período curto mas importante da Literatura Portuguesa considerado o meio entre a transição do Trovadorismo medieval e o Classicismo moderno. O ser humano começava a se libertar do poder centralizador da Igreja o que abria brechas para o Antropocentrismo (ideologia comum a certas correntes filosóficas e crenças religiosas que posiciona o homem a uma centralidade em relação a todo o universo). As principais manifestações do Humanismo foram: prosa historiográfica, poesia palaciana e o teatro de Gil Vicente. 

Como consequência da crise da Igreja as peças de teatro perdem o caráter necessariamente religioso e passam a ser apresentadas também no Paço Real (habitação luxuosa feita para a realeza). Começam a abordar temas mais variados e a atividade teatral se tornou mais intensa, principalmente com o desenvolvimento do teatro popular de Gil Vicente. 

Gil Vicente foi um dramaturgo renomado em Portugal, considerado o pai do teatro português. Apesar de sua biografia ser repleta de incertezas, ele viveu entre os anos de 1465 e 1537, não se sabe ao certo a data, segundo dois genealogistas do século XVI. Além de escrever para o teatro, criando peças que são lidas até hoje, também foi músico e ator.

O escritor viveu em um momento de transição entre a Idade Média e o Renascimento, questionando mudanças sociais da época em suas obras.
Escritas em versos, as peças são cheias de trocadilhos e ditados populares, que referem à moralidade, constituindo a alegoria dos vícios humanos e realizam quadros populares de força simbólica, num tom cômico mais contundente. Suas principais obras são: Auto da Barca do Inferno, A Farsa de Inês Pereira, O Juíz da Beira e Auto da Índia.

A racionalidade, cientificismo, a demonstração da figura humana, suas expressões e detalhes das proporções, descentralização do conhecimento, com o desenvolvimento da imprensa e apoio aos valores cristãos e medievais estão entre as características que marcam o Humanismo e as obras de Gil Vicente.

Objetivos

De acordo com a pesquisa feita por Gabriella Rodella de Oliveira, mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), publicada com o apoio da Agência FAPESP, o ensino de literatura na educação básica brasileira é um problema que vem se estendendo há pelo menos quatro anos. 

Uma das maiores adversidades em relação a essa questão é a forma como os conteúdos literários são abordados em aula, por isso, este projeto tem por objetivos identificar as maiores dificuldades e apontar alternativas para transformar o quadro atual.

Com o advento das novas tecnologias, as possibilidades para abordar assuntos literários tornam-se cada vez melhores, uma vez que os estudantes passam a ter mais chances de entrar em contato com a literatura e, assim, desenvolver suas habilidades para realizar concursos vestibulares.

Partindo deste ponto, o projeto a ser apresentado busca unir o ensino de literatura, com foco no escritor humanista português Gil Vicente, aos avanços da tecnologia no campo da comunicação. Sendo assim, sobretudo para os estudantes da educação básica que visam prestar vestibulares, serão apontados meios para obtenção de conhecimento sobre a obra do autor, através, principalmente, de uma mídia social que vem crescendo muito nos últimos tempos: o YouTube.


Justificativa

O que se pretende com este projeto é apresentar algumas propostas para melhorar o ensino de literatura para estudantes do ensino básico brasileiro. Serão abordados métodos para levar a literatura de forma didática, por meio das novas tecnologias, para os alunos do ensino médio que pretendem fazer vestibulares. O escritor humanista Gil Vicente será o foco trabalhado nesse projeto, por conta de sua importância no espaço literário para a história de Portugal e o teatro, bem como a do movimento ao qual ele pertence.


Metodologia

Este trabalho buscará apoio da rede social Youtube. Através de vídeos com linguagem juvenil, cenário temático e efeitos visuais e sonoros os alunos aprenderão a história da vida de Gil Vicente e o movimento literário humanista. Os vídeos serão pré-selecionados a partir de canais que possuam fontes e informações confiáveis. E, assim, os alunos poderão assistir no dia e hora que estiver disponibilidade e em quaisquer aparelhos tecnológicos que possuírem o aplicativo Youtube.

O conteúdo se dividirá entre vídeos sobre a vida, a obra e o movimento literário. Haverá dicas de leitura de livro, prosas e peças, trechos dos principais documentários sobre a vida do autor e posteriormente a relação com as características do humanismo.

Quanto ao possível material a ser utilizado, os livros A Farsa de Inês Pereira, O Juíz da Beira e Auto da Índia, serão livros utilizados para resumo e análise nos vídeos. Sobre o Auto da Barca do Inferno, haverá uma análise principalmente da peça assistida. Trechos serão tirados de vídeos de especialista para a afirmação de alguns fatos sobre a vida de Vicente.


Para concluir o conteúdo, daremos aos alunos alguns exercícios de vestibulares. Assim, poderão treinar o seu conhecimento aplicado no vestibular. E aconselhar aos alunos a sempre pesquisar obras de grandes autores, como Gil Vicente, para exercitar seu conhecimento sobre a literatura.



Referências Bibliográficas
  1. Gil Vicente. Disponível em: http://educacao.globo.com/ 
  2. Ensino de literatura. Disponível em: www.agencia.fapesp.br
  3. Características do Humanismo. Disponível em:www.todamateria.com.br
  4. Humanismo (Portugal). Disponível em: www.guiadoestudante.abril.com.br
  5. Tudo sobre Humanismo - Poesia Palaciana, Teatro de Gil Vicente e mais. Disponível em: www.essaseoutras.xpg.uol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário