A comparação desses estudos num eixo linguístico fica como no exemplo abaixo:
(imagem retirada do Google imagens e adaptada)
É importante ressaltar que o estudo diacrônico apoia-se em descrições sincrônicas. Ou seja, depende de aspectos descritivos para tratar de fatos sucessivos, como no exemplo abaixo:
(imagem retirada do Google Imagens)
A situação exemplificada a seguir mostra uma análise sincrônica e diacrônica da palavra "comer".
"Tome -se a palavra "comer" da língua portuguesa. Em uma análise sincrônica verifica-se que "com" é um elemento linguístico que se define em relação a outros elementos linguísticos do português brasileiro. Assim, ao se constatar que esse elemento aparece em outros contextos como "comilança", "comida", comeu", verifica-se que ele se define como uma radical. Entendendo-se por radical aquele elemento da estrutura das palavras cognatas que expressa um significado comum .
Em uma análise diacrônica verifica-se que o verbo "comer" resulta da combinação do verbo comer em latim "edere", em que "ed" é o radical e "cum" é o prefixo, que significa companhia. Assim "cum" + edere > cumedere > comer, na língua portuguesa. Disso, conclui-se que, do ponto de vista da analise diacrônica, o "com" de "comer" é um prefixo." (FIORIN, 202, P,79)
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