A obra proposta pela leitora para a sondagem é “O Começo de
Tudo” (The Beginning of Everything)
de Robyn Schneider, ficção norte americana. A leitora entrevistada será Thainá
Ferreira, e tem como preferência livros de gêneros de ficção, ficção cientifica
e romance. A leitura, de acordo com a entrevistada, tem como objetivo, o prazer.
E a estratégia de leitura é ,principalmente, metacognitiva (o pensamento das
estratégias de leitura é consciente). Pois, a leitora busca uma experiência no
livro na qual ela consiga alcançar o auto conhecimento, com base na sua
identificação com a personagem principal da história.
De acordo com a entrevista abaixo, a leitora é descendente
(o seu processamento do texto é feito de cima para baixo), ou seja, há uma
expectativa anterior á leitura.
Quais aspectos despertaram o interesse na obra?
Entrevistada – A princípio,
o título. Mas a sinopse do livro, principalmente, pois é onde há o resumo da
história, destacando os pontos principais e, no caso desta obra, algumas opiniões de grandes escritores sobre o livro.
Quais eram suas expectativas sobre a história antes de começar a ler o
livro?
Entrevistada – Com base na
sinopse, percebi a proximidade com histórias de livros de autores como John Green.
Por ter como publico-alvo: os jovens. Minha expectativa era um foco maior nas
tramas adolescentes clichês, que focam na questão de bullyng, desempenho
escolar e busca pela popularidade da personagem principal.
O que fez você se identificar com a personagem
principal?
Entrevistada – A proximidade da personagem,em questão de personalidade
e situações vividas, com outra personagem principal da obra “As Vantagens de
Ser Invisível”, que é meu livro preferido.
Durante a
leitura, você manteve seu interesse pelo livro?
Entrevistada – Sim, trata-se de um livro que, apesar de algumas situações previsíveis, pude ter vários momentos surpreendentes, como a fuga dos clichês
em histórias adolescentes. Um final que não é um dos melhores em questão de
finais felizes, mas que é bem realista (se comparado com a nossa realidade) e
aceitável. É um livro com uma história simples, sem muitas reviravoltas, mas
que tem o perdão como tema desenvolvido na trama e traz uma certa reflexão
sobre minhas atitudes como irmã, amiga ou cidadã.
A
seguir, veremos um trecho do livro, em que a entrevistada usa a técnica da
Inferência, pois possui um conhecimento prévio sobre a teoria do Pan-óptico do
filósofo Foucalt e conhecimento literário para a criação de hipóteses do
desenvolvimento da história.
“ (...) O
guarda da entrada me olhou de forma estranha quando passamos por ele, e Cassidy
riu e imitou o sujeito quando já estávamos bem distantes.
- Eu não gosto
daquele cara – ela comentou. – Você já leu Foucalt? O que é que estou falando? É
claro que você não lê Foucalt.
- Para falar a
verdade, eu não leio nada – retruquei com um ar impassível (...) ”
O
conhecimento prévio foi importante nesse caso pois ,de acordo com a
entrevistada, a filosofia de Foucalt (brevemente explicada no livro) teve importância
para melhor compreensão da história, na qual os personagens “lutavam para fugir do Pan-óptico da sociedade”.
Nota-se que na frase: “ – Você
já leu Foucalt? O que é que estou falando? É claro que você não lê Foucalt.”,
usa-se da regra de recorrência na repetição do nome Foucalt.
A
Leitora também usou técnicas de Inferência em uma curta citação de um livro na
obra, como: “O Grande Gatsby” e o uso de diálogos em espanhol, na qual o seu
conhecimento prévio a possibilitou o entendimento da história.
Ruptura de estratégia
cognitiva
Na sugestão de se ler um trecho do livro “Muito mais que
5inco Minutos” da autora Kéfera Buchmann, a leitora notou, de forma
metacognitiva uma ruptura na regra de não contradição. Na qual a autora muitas
vezes se contradiz sobre um tema. A leitora também notou a falta de linearidade
informacional, e muitas vezes, a ruptura da regra de distância miníma, o que impossibilitou a continuidade da leitura, pois algumas vezes a leitora se perdia sobre o assunto no qual a autora estava se referindo.
Olá pessoal,
ResponderExcluirMuito bom o trabalho! A partir do relatório, foi possível perceber a aplicação da teoria trabalhada no primeiro momento da atividade e o entendimento da mesma.
Simone