domingo, 8 de maio de 2016

APS - Regra de Recorrência

De acordo com Angela B. Kleiman, a busca pela compreensão textual é um processo cognitivo e metacognitivo que engloba aspectos linguísticos e extralinguísticos. Existem alguns princípios que fazem parte desse processo de compreensão e, dentro desses princípios , algumas regras explicam os meios pelos quais o leitor pode interpretar o texto.

A regra de recorrência, marcada por vários mecanismos como, por exemplo,repetições e substituições, parte do principio de Economia ou Parcimônia. Essa regra não só explica a retomada de itens lexicais, mas o fluxo informacional do discurso. Espera-se que estes recorram no texto e que essa recorrência seja marcada mediante a esses mecanismos mencionados. Entre outras regras do principio de Economia ou Parcimônia, há a regra de continuidade temática, que permite a interpretação do conteúdo semântico do texto.

Por exemplo, quando se lê um texto argumentativo dissertativo, na conclusão, há a retomada de argumentos para a sugestão de proposta de intervenção. Essa retomada permite que o leitor reveja a essas informações sobre o assunto no texto, de forma cognitiva. Essa estratégia cognitiva é inconsciente.

Exemplo: "Com o intuito de melhor adequar os “consumidores do futuro” a essa realidade, e não apenas almejar o lucro, é preciso prepará-los para absorver as muitas informações. Isso pode ser obtido por meio de campanhas promovidas pelo Poder Público nas escolas (com atividades lúdicas e conscientizadoras) e na mídia (TV, rádio, jornais impressos, internet), bem como a criação de uma legislação específica sobre marketing infantil no Brasil – fiscalizando empresas (prevenindo possíveis abusos) – além de orientação aos pais para que melhor lidem com o impulso de consumo dos filhos (tornando as crianças conscientes de suas reais necessidades). Dessa forma, os consumidores da próxima geração estarão prontos para cumprirem suas responsabilidades quanto cidadãos brasileiros (preocupados também com o próximo) e será promovido o desenvolvimento da nação." - Trecho da redação sobre Publicidade e propaganda infantil de Juan Costa, 16 anos (PA), retirada do site blogdoenem.com.br

Outro exemplo em frase: "Comprei um celular bom. O dispositivo oferece muitas facilidades."




Um comentário:

  1. Olá meninas,
    O aproveitamento do texto de Kleiman realizado por vocês é muito bom!
    Tenham em mente que essas estratégias são inconscientes. Essa informação será importante para o estudo de caso proposto.
    Bj
    Simone

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